educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil


A Congregação Nossa Senhora de Sion por meio do seu carisma – acolhimento, diálogo, escuta e atitude de discípulo – propõe a educação global do homem consciente que desperta os alunos para a alteridade. Partindo de reflexões bíblicas, o Ensino Religioso contempla Vivência Religiosa, Celebrações, Pastoral aliados aos temas norteadores da Unesco.

No Colégio Sion de Curitiba entendemos que devemos educar os alunos para que eles saibam conviver com o diferente, lembrando sempre que, para o outro, o diferente somos nós. A Escola é o espaço onde a reverência às crenças alheias propicia o desenvolver das qualidades necessárias ao convívio fraterno. É no dia a dia que exercitamos o “desarmamento” e o acolhimento, mas sem perder a identidade – é preciso aprender a acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou.

A Educação Religiosa acontece em dois momentos – as aulas de religião e as celebrações; e em três níveis: alunos, professores e funcionários.
Acreditamos que, em primeiro lugar, nossos alunos devem ter uma compreensão de Jesus na história e convicção do que creem sendo católicos, para então aprenderem sobre outras religiões, conteúdo que é ensinado aos alunos maiores através de pesquisas e seminários.

Celebrações

As celebrações são momentos de integração e proporcionam a aproximação com o Transcendente . Esses momentos são vividos ao final de cada mês. As agendas do colégio são personalizadas e contêm temas norteadores para a realização das Celebrações.