educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil

A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças: além de estimular a criatividade e a auto-expressão, é uma ótima ferramenta para enriquecer experiências.

 

O Colégio Sion oferece uma série de atividades artísticas extracurriculares adaptadas por idade, entre elas a escolinha de pintura, lecionada pela professora Maria Fernanda Calderari para alunos do ensino fundamental em diante, onde as crianças aprendem técnicas de pintura e aprofundam os conhecimentos adquiridos em sala de aula colocando em prática o que foi ensinado.

 

Muito mais do que simples rabiscos

O que para os adultos pode parecer um monte de rabiscos, para as crianças é uma maneira de treinar habilidades motoras que futuramente serão muito necessárias, inclusive na escrita, afinal, o que são as letras dos alfabetos senão desenhos padronizados? ;)

Na fase de alfabetização, desenhar com pincéis, lápis de cor, giz de cera ou até mesmo com os dedos auxilia na formação e no entendimento das palavras – e mesmo depois de alfabetizados os seus filhos devem continuar sendo estimulados artisticamente, sabe por quê?

 

A arte como uma forma de expressão

Com o passar do tempo, as crianças compreendem cada vez mais como o mundo ao seu redor funciona. Para expressar como se sentem em relação a esses novos aprendizados e descobertas, buscam por mecanismos e mais uma vez a arte é uma grande aliada! Cantar, dançar, desenhar, pintar e inventar personagens é um meio para as crianças interpretarem as suas realidades, seus universos particulares, inclusive o seu estado emocional.

Pintar é uma atividade terapêutica e relaxante, onde a criança trabalha o belo e descobre o belo nela mesma”, revela a prof. Maria Fernanda.

 

Percepções de mundo

Além disso, a escolha das cores, formas e tamanhos podem indicar o quanto a criança está absorvendo e interpretando do mundo externo. Enquanto ela desenha, por exemplo, sua sensibilidade é aguçada, assim como a sua capacidade de observação. Com a arte a criança também realiza associações e expande seu repertório, aprendendo e memorizando novos conteúdos.

Nas aula de história da arte as crianças aprendem sobre os estilos pictóricos e, nas escolinhas de pintura, reforçam o que aprenderam, explorando materiais e construindo o seu próprio repertório artístico”, diz Maria Fernanda.

 

Pequenos inventores

Quando perguntamos: “o que a arte estimula?”, talvez a primeira resposta que veio na sua cabeça tenha sido: “a criatividade”. Sem dúvida o desenho e a pintura desenvolvem essa habilidade, onde a criança pode representar tanto elementos reais, do seu dia a dia, como elementos fictícios. Aqui a criança exerce a sua imaginação e a capacidade de enxergar o mundo além do óbvio, o que contribui para o seu desenvolvimento intelectual.

 

Senso crítico

Por fim, a pintura oferece uma abertura ao pensamento crítico. Ao escolher as cores, os pincéis e as formas que irá desenhar, a criança assume uma postura crítica em relação ao mundo, uma vez que não apenas tem uma ideia, como também materializa esse pensamento com as suas mãos. Pintar favorece a reflexão: “será que vale a pena desenhar essa figura?”, “e se eu usar o vermelho no lugar do amarelo?”. Mais do que simples rabiscos e desenhos, a pintura e a arte como um todo ajudam a formar adultos mais conscientes.

 

Agora que você já entendeu qual é a importância da arte no desenvolvimento infantil, que tal inscrever o seu filho ou a sua filha na escolinha de pintura? ;)

As aulas são no Sion Batel, nas quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. Porém, dependendo do interesse dos alunos, novas turmas poderão ser abertas nas segundas e quartas-feiras, no mesmo horário.

 

O que? Escolinha de pintura

Onde? Sion Batel

Para quem? Alunos F1 e F2 (mas com disponibilidade para alunos do 1º período também)

Quando? Quintas-feiras, das 17h30 às 18h30

 

Mais informações pelos telefones (41) 3019-6155 (Batel) ou (41) 3226-6161 (Solitude); ou pelo e-mail contato@sioncuritiba.com.br.

 

Tags: , ,