educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil


A ORIGEM DA CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE SION

A Congregação Nossa Senhora de Sion é a realização da visão de seu fundador: Theodoro Ratisbonne. Em meados do século XIX, Theodoro Ratisbonne vivia com sua família em uma comunidade judaica de Estrasburgo, França. Ele sabia o que era pertencer a um grupo minoritário dentro da sociedade, conheceu e sofreu discriminação, perseguição e preconceito religioso. E, depois de um longo processo de estudo e reflexão, decidiu aceitar o catolicismo e converteu-se.

A partir daí Theodoro escolheu livremente o compromisso com Deus, através da Igreja Católica, e passou sua vida expressando-o. Ensinava as irmãs da Congregação a respeitarem a cultura e a crença religiosa de todos aqueles com quem entrassem em contato. Ele tinha um irmão, Afonso, que também se converteu ao catolicismo, embora através de uma especial revelação.

Os dois tornaram-se padres e foram responsáveis pelo estabelecimento de uma nova Congregação: A Congregação Nossa Senhora de Sion. Formada por um pequeno grupo de homens e mulheres que trabalhavam com eles, a Congregação ficou encarregada de manter viva na Igreja e no mundo a consciência particular da dimensão judia, na tradição judaico-cristã. Dedicou-se a testemunhar o amor fiel de Deus pelo povo judeu e empenhou-se em promover a compreensão entre cristãos e judeus, bem como entre culturas diferentes.

As irmãs de Sion, hoje, trabalham para combater o anti-semitismo e o racismo em todas as suas formas, substituindo o preconceito e a segregação pelo apreço total da dignidade de cada ser humano. O objetivo da Congregação é promover o respeito pelos grupos minoritários e favorecer a amizade entre todos aqueles com quem entra em contato. Neste sentido, nada melhor que a educação para formar espíritos voltados à abertura e à aceitação do diferente.

 

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION EM CURITIBA

Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba (PR) atua com responsabilidade e ética na educação de crianças e jovens. Nesses mais de 100 anos, o Sion participou ativamente da história do Paraná e cresceu com a capital. Mais do que ensinar, o Sion promove condições que buscam a formação plena do ser humano, formando cidadãos conscientes e capazes de transformar o mundo, além de ensinar as disciplinas curriculares. Com infraestrutura completa, o Sion possui duas unidades: Sion Batel e Sion Solitude.

 

HISTÓRICO SION BATEL

O Colégio Nossa Senhora de Sion foi fundado em Curitiba no ano de 1906, por um grupo de religiosas pertencentes à Congregação de Nossa Senhora de Sion do Rio de Janeiro. Em 1961, o Colégio passou por uma reformulação e a direção foi assumida pela Irmã Maria Cristina, atual diretora. O grande objetivo era oferecer uma educação pedagógica e cristã ao maior número de pessoas. Dessa maneira, o Colégio que era exclusivamente para meninas, passou a aceitar matriculas de alunos de ambos os sexos.
Uma nova linha pedagógica, baseada no método Montessori-Lubienska, foi impressa à Escola. Através de atividades variadas, este método procura o desenvolvimento integral do ser, em clima de liberdade e de responsabilidade, portanto, de conscientização humana. O Colégio está tradicionalmente inserido na vida da comunidade curitibana como um marco de referência na educação cristã. O Sion Curitiba oferece ensino de qualidade e personalizado tendo como meta não só a aquisição de conhecimentos, mas a descoberta da verdadeira aptidão, o desenvolvimento da capacidade intelectual, o exercício da reflexão e o do julgamento crítico.

HISTÓRICO SION SOLITUDE

A Escola Comunitária Professor Joaquim Franco foi fundada no bairro Solitude, em Curitiba, com o objetivo de atender a comunidade carente que nascia nas imediações do Convento das irmãs contemplativas de Sion. Entretanto, a Escola Comunitária, que era mantida pelo Colégio Sion, deixou de existir em 1997.
Em 1998, o bairro foi beneficiado com o surgimento do Colégio Nossa Senhora de Sion. Assim como na Sede Batel, o Sion Solitude adotou uma proposta pedagógica baseada no método Montessori-Lubienska, que privilegia o desenvolvimento integral dos alunos, com liberdade e responsabilidade. O aluno é preparado para ampliar a sua capacidade de organização, trabalhar em equipe, racionalizar o trabalho e tomar suas próprias decisões de maneira consciente.

 

LINHA DO TEMPO

 

 

INFRAESTRUTURA

Com infraestrutura completa, o Sion possui duas unidades: Sion Batel e Sion Solitude. Em espaços amplos e especialmente desenvolvidos para o contato das crianças e dos jovens com as artes, esportes e a natureza, o Colégio insere diversas atividades no cotidiano dos alunos, tornando as aulas dinâmicas e criativas. Também privilegia a formação continuada de professores, oportuniza reuniões semanais com coordenadores e direção, cultiva o desenvolvimento espiritual, pedagógico e específico da metodologia Montessori-Lubienska.

O Sion preparou um tour virtual para que você conheça as duas sedes do Colégio vistas de dentro. Acesse e conheça a sede Batel e Solitude.