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Afinidade é critério de decisão na hora da matrícula
11/12/2017 - 03:59 | Educação

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O final de ano é para muitos pais e responsáveis um período que demanda uma atenção extra quanto ao desenvolvimento escolar dos filhos. Neste período, é comum definir se eles vão permanecer na mesma escola ou se está na hora de buscar outro colégio.

Questões de ordem prática, como localização, horários, cursos ofertados, se associam a aspectos voltados à formação que se deseja para o futuro, como valores e metodologia da instituição de ensino, na hora de definir a escola adequada para crianças e adolescentes.

Este é geralmente um momento decisivo, em que muitos pais já fizeram pesquisas e muitas vezes visitas e entrevistas, direcionando-se para a derradeira tomada de decisão. Nesta hora, esta se apresenta como uma questão inevitável: mas, afinal, qual a escola mais adequada para o meu filho?

A psicóloga Maria Cristina Montingelli, coordenadora de Ensino Fundamental I do Colégio Sion Curitiba, chama atenção para aspectos que são importantes na hora de definir a escola mais adequada para os filhos, como as particularidades de ensino das instituições visadas e seu funcionamento. “E é bem importante conhecer o seu filho. Cada criança, cada pessoa, tem um modo de ser e de melhor aprender”, orienta.

As crenças de cada família também são um aspecto relevante. “Vale ter em mente quais são os objetivos da família. O que ela espera do espaço escolar”, pondera. Essas são questões cruciais. “Aspectos práticos também são pertinentes. Tem família que precisa do período regular, outras do período integral. Há famílias que precisam que o aluno faça as refeições na escola. Tem que ver a necessidade e o objetivo”, indica.

Maria Cristina Montingelli enfatiza que a decisão final deve ser dos pais. “A decisão deve ser do adulto. É possível um diálogo e até abrir certas opções, especialmente conforme a idade avança, mas sempre partindo do referencial adulto”, afirma.

Conforme a psicóloga, não há uma fórmula básica, visto que cada família tem um jeito e diferentes necessidades e visões em relação ao ensino. Mas há um aspecto que pode auxiliar sensivelmente na decisão acertada: observar a dinâmica das escolas em análise.

“Além das entrevistas e apresentações formais, os pais devem transitar na escola observando como se dão as dinâmicas entre os alunos, as classes, como transcorrem as aulas”, propõe. “Assim, podem perceber na prática a aplicação das diretrizes e metodologia da escola. E se estão de acordo com o que desejam para o desenvolvimento educacional de seus filhos.”

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