educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Alunas do Sion apresentam projeto no Teatro Paiol em evento de escolas associadas da UNESCO
29/09/2016 - 11:28 | Acontece no Sion

No dia 22 de setembro as alunas Clara Marés, 13, e Maria Carolina Machado, 13, representaram o Colégio Sion, na sétima participação da escola, no Projeto de Escolas Associadas à Unesco. O evento foi realizado no Teatro Paiol e teve como tema central o Ano Internacional do Entendimento Global com foco na Sustentabilidade Ambiental. O local do evento foi escolhido por se tratar de um teatro reutilizado, um antigo paiol de pólvora transformado em patrimônio cultural da cidade.

Seguindo essa ideia de sustentabilidade e preservação ambiental as alunas do Sion apresentaram um trabalho com o seguinte questionamento: “Nós e o consumo… Você sustenta essa relação?” O fio condutor foi a abordagem da produção de resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso e sua respectiva separação dentro do nosso estabelecimento de ensino, visto que há um número elevado de alunos e uma produção exagerada de material diário que deve ser descartado de maneira adequada e também reciclado.

 

Tal projeto teve o objetivo principal de chamar atenção dos alunos para se ter em mente que a “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”, e promover a mudança de conduta responsabilizando cada aluno, funcionário e corpo docente na busca de soluções que não comprometam a natureza. Segundo Maria Carolina essa foi a maneira que encontraram para dar um pontapé inicial na questão da sustentabilidade e a partir disso mudar hábitos diários que prejudicam o meio ambiente. “Foi muito bom participar do evento, expor nossas ideias e descobrir novas formas de mudar o mundo com as outras apresentações”, comemorou Clara.

 

O evento contou ainda com a presença da coordenadora nacional do PEA, Myriam Tricatte, que veio do Rio de Janeiro conferir as apresentações das escolas paranaenses e com a apresentação da coordenadora regional do PEA, Adriana Karam Koleski, que fechou a tarde convidando todos os presentes a inspirarem-se com as ideais apresentadas. “O meu desejo é que nossas ideias saiam desse teatro para fazer diferença no mundo através de todos aqui presentes, pois uma gota no oceano é algo pequeno, mas sem ela o oceano fica menor”, finalizou citando Madre Teresa de Calcutá!

 

Tags: , , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios