educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Diversão com brincadeiras educativas
19/07/2017 - 02:01 | Comportamento & Família

.

As férias de julho chegaram e, nesse período, as crianças só querem saber de muita brincadeira e diversão. O grande desafio para os pais é como entretê-los nesses dias. Como nem sempre é possível programar uma viagem, preparamos uma lista de brincadeiras que, além de divertidas, são educativas. Confira:

- Inventar histórias: importante para treinar o vocabulário:
Convide as crianças para sentar em roda e brincar de contar histórias. A primeira cria o início da história com os personagens que interessam para a ela. Com base nessa história, a próxima continua inventando outras situações e personagens. O resultado pode ser surpreendente e o final da história pode ser diferente do que a primeira criança imaginaria.

- Telefone sem fio: importante para treinar o ouvido e a memória:
Forme uma fila ou círculo. A criança que iniciar a brincadeira cochicha no ouvido do amigo ao lado uma palavra ou frase. Esse faz o mesmo com o seguinte e assim por diante. A última criança deve dizer em voz alta o que entendeu e a graça está aí: geralmente o resultado é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

- Teatro: importante para a desinibição dos mais tímidos:
Pegue uma história já conhecida ou peça para as crianças inventarem uma. Convide-as para se fantasiar e interpretar a história. Para ficar mais real, convide a família para se sentar na plateia e aplaudir com entusiasmo, claro!

- Cozinhar: importante para criar formas e experimentar odores e sabores:
Convide as crianças para ir para a cozinhar e ajudar na preparação de comidinhas. Mas não se esqueça, essa atividade deve ter a supervisão de um adulto.
O adulto pode preparar uma massa de biscoito e deixar que as crianças inventem figuras e formatos engraçados para colocar na assadeira. Confira uma receita de massa aqui.

Comente

*Campos Obrigatórios