educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Paralimpíadas, uma lição de igualdade
29/09/2016 - 11:44 | Acontece no Sion

As Paralimpíadas começaram no dia 7 de setembro e terminaram no domingo, 18, foram onze dias de pura superação e emoção. O Brasil ficou em oitavo lugar e somou 72 medalhas no total, mas os grandes vencedores do torneio foram os espectadores, que puderam conhecer atletas incríveis e inspiradores.

 

“As Paralimpíadas são uma grande fonte de ensino, aproveitando que a maioria das crianças gosta de esportes, esses jogos mostram que todos podem se superar, seja qual for a dificuldade. O exemplo de superação destes atletas permanece após o fim do evento que foi repleto de luta, coragem, persistência e dedicação”, conta a coordenadora do Colégio Sion, Marilize Ribeiro

No dia a dia do colégio, os alunos são educados para conviver com o diferente, lembrando sempre que para o outro o diferente somos nós. “É no dia a dia que exercitamos o “desarmamento” e o acolhimento, mas sem perder a identidade. É preciso aprender acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou”, acrescenta Marilize.

 

Outro ponto a ser abordado com essa competição é mostrar às crianças que o importante não é ganhar uma medalha, mas simplesmente competir. “Para estes atletas, antes de participar de uma Paralimpíada, foi preciso competir com eles mesmos, e superar esse primeiro obstáculo não tem preço”, conclui a coordenadora.

 

Tags: , , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios