educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Por que desperdiçar água?
07/03/2017 - 10:29 |

Há mais de 20 anos, a data de 22 de março foi a escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água, com o objetivo de incentivar o consumo consciente do recurso e garantir o abastecimento a todas as pessoas do planeta. Em 2017, a organização vai aproveitar a ocasião para debater o tema “águas residuais” e pretende discutir o assunto lançando a pergunta “por que desperdiçar água?”.

Fonte: www.worldwaterday.org

O questionamento faz parte da campanha anual da ONU, que neste ano tem como meta estimular a população, os governantes e as empresas a encontrarem meios e adotarem práticas capazes de reduzir e reutilizar águas descartadas após o uso doméstico, comercial ou industrial.

De acordo com a ONU, 80% da água residual do mundo, gerada nas residências, indústria e agricultura, retorna à natureza sem os devidos tratamentos ou reutilizações. Entre as consequências estão a poluição do meio ambiente, a perda de nutrientes valiosos e de materiais recuperáveis.

Com o crescimento populacional, a urbanização acelerada e o desenvolvimento econômico, o problema tende a aumentar cada vez mais. Enquanto isso, a gestão das águas residuais tem sido deixada de lado.

A solução para sanar com o problema é começar a olhar a água descartada como um potencial recurso e não como um encargo a ser eliminado.
Segundo a ONU, já existem vários processos de tratamento e sistemas disponíveis para poder reutilizar a água residual com o intuito de atender as demandas de abastecimento nas cidades e de apoiar o desenvolvimento da agricultura sustentável, do setor industrial e da produção de energia.

Como não desperdiçar água?

A redução e a reutilização da água devem acontecer em todos os setores da sociedade. Em casa, a água da chuva pode ser estocada e usada para regar os jardins ou, até mesmo, ser redirecionada para os vasos sanitários.

Nas áreas urbanas, a água descartada pode ser tratada e utilizada para umedecer as áreas verdes. Os setores da indústria e a agricultura também podem reciclar o recurso e aplicar nos sistemas de arrefecimento e irrigação.

Conforme explica a ONU, a exploração das águas residuais será benéfica para manter o ciclo natural da água, para todas as criaturas dependentes do processo, e para aumentar a quantidade de água reciclada e o reuso seguro do recurso.

Para ler mais sobre a campanha do Dia Mundial da Água 2017 da ONU, acesse o site da organização, em inglês, no link http://bit.ly/2kr4KxT.

Comente

*Campos Obrigatórios