educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Semana da Música estimula aprendizado diferente
25/11/2016 - 10:35 | Arte e Cultura

De 16 a 22 de novembro celebra-se a Semana da Música. No Sion, usada como ferramenta para estimular o aprendizado, a música tem múltiplas funções. “Dentre elas, cito que com canções é possível memorizar qualquer conteúdo com mais facilidade. Além disso, o manuseio e o aprendizado de instrumentos musicais possibilitam um amplo desenvolvimento motor e a percepção musical propicia uma concentração geral e uma sensibilização aos sons”, conta o professor de música do colégio Sion, André Dittrich.

música

Podemos enumerar várias outras conquistas pedagógicas com o auxílio da música, mas é importante ressaltar que a música pode e deve ser apreciada e valorizada não apenas como um instrumento para outros fins, e sim como uma expressão artística com sua própria relevância. “Ao apreciarmos os sons da natureza; ao percebermos os variados timbres dos instrumentos; ao explorar a possibilidade de brincarmos com a voz e fazer dela um instrumento musical, o estudo da música promove um encontro estético fundamental às pessoas”, conclui o professor.

Música no Sion

No colégio Sion, as aulas de música vão desde o Maternal até o 5º ano do fundamental I. Na Educação Infantil, as crianças cantam, tocam e movimentam o corpo. Já no No Fundamental I, os alunos são estimulados a usar o corpo e a tocar, principalmente, os instrumentos de percussão. “O trabalho é pautado na execução musical. Mesmo a parte importante da música, que é a apreciação musical, em tese mais passiva, eu oriento os alunos a fazerem uma apreciação ativa”, explica Dittrich.

O Colégio oferece, ainda, escolinhas para aprendizado de instrumentos como violino, flauta doce, musicalização.

Tags: , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios