educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Sion pelo Mundo – França
27/09/2017 - 06:48 | Arte e Cultura

A educação sionense está espalhada por 29 escolas ao redor do mundo. Mas, antes da expansão aos quatro cantos do planeta, o Sion surgiu na França e, por isso, é onde iniciaremos nossa volta ao mundo!

As escolas surgiram a partir das ideias dos irmãos Teodoro e Afonso Ratisbonne, que fundaram a Congregação Nossa Senhora de Sion e as primeiras instituições de ensino ligadas à congregação. Hoje, o país conta com seis escolas espalhadas por seu território. Conheça as diferentes sedes:

Collège & Lycée Notre-Dame de Sion Evry

Um dos primeiros colégios a serem abertos, o Sion Evry possui uma história curiosa. Monsieur Revenaz, cidadão poderoso na cidade, estava ansioso para fundar um trabalho de caridade em memória de sua esposa, Matilde, que havia acabado de falecer. Por isso, decidiu entregar sua propriedade a uma instituição. O padre Teodoro e algumas freiras visitaram Evry e o local os encantou.

A doação foi feita na condição expressa de que essa propriedade fosse uma casa de educação e pela necessidade de haver em uma escola na cidade. Assim, a instituição abriu suas portas em 5 de outubro de 1850. O Sion de Evry era muito querido por Teodoro devido a sua beleza.

http://www.sion91.fr/

Groupe Scolaire Notre Dame de Sion – Sainte Marie

Fundado em 1853, o Sion Paris é localizado na 61 Rue Notre Dame des Champs, permanecendo no mesmo lugar até hoje.

http://www.sion-paris.fr/

Notre Dame de Sion Marseille

O Sion Marseille data de 1869!

http://www.notredamedesion.fr/

Escap – Collège et Lycée Notre Dame de Sion

O Sion Saint Omer foi fundado em 1871.

https://sion.escap.fr/

Ecole & Collège Notre-Dame de Sion Strasbourg

Em 1919, o Sion Strasbourg foi fundado por Pierre Fourier e Alix Le Clerc. Eles visavam a renovação da sociedade através da educação para meninas, independentemente de seu poder aquisitivo.

http://www.notredame67.com/

Collège Notre Dame de Sion Grenoble

Na confusão do êxodo provocado pelas guerras que assolaram a Europa na primeira metade do século 20, certas freiras de Notre Dame de Sion deixaram Strasbourg e se instalaram temporariamente na cidade de Grenoble. Assim, o Sion Grenoble foi fundado em 1940.

http://www.ndsion.org/index.php

Comente

*Campos Obrigatórios