educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Sion recomenda: filmes, séries e livros para adolescentes
31/01/2018 - 01:12 | Arte e Cultura

Está em casa no período de férias? Não se preocupe! Nós escolhemos alguns filmes, livros e séries para que os alunos do Ensino Médio não fiquem entediados. Os diferentes universos fictícios reservam muitas emoções e reflexões para vocês. Esperamos que gostem!

Filmes:

Star Wars – Filmes antigos

.

A franquia de filmes Star Wars voltou com tudo aos cinemas em 2015 ao lançar o Episódio VII: O despertar da Força. Desde então, um novo filme é lançado anualmente. Mas a pergunta é: que tal assistir aos clássicos? O primeiro Star Wars foi lançado em 1977 e foi um dos primeiros filmes de ficção científica a ser um sucesso de crítica e com o público. Mesmo com efeitos especiais defasados, a história de Star Wars é recheada de aventura, intrigas e reviravoltas de deixar qualquer um de queixo caído e, por isso, continua sendo uma das maiores franquias do cinema.

Maze Runner – A Cura Mortal

O que acha de assistir ao último filme da trilogia Maze Runner nos cinemas? Ao chegar no Brasil dia 25 de janeiro, a aventura promete ficar em cartaz ao longo do próximo mês. A série de filmes foi baseada nos livros homônimos, que exploram a ideia de um futuro distópico onde jovens descobrem um mundo misterioso e hostil.

 

Livros:

Saga Harry Potter

Um dos maiores sucessos de venda e crítica durante a virada do milênio, Harry Potter continua como uma das melhores histórias direcionadas ao público jovem. Os filmes lançados entre 2001 e 2011 recebem mais atenção hoje em dia, mas não devemos esquecer da excelente coletânea de livros que os originaram. Além de ser rica em detalhes que não estão nos filmes, as obras são de fácil leitura e prendem o leitor à história. Que tal dar uma chance?

O Meu Pé de Laranja Lima

Um clássico da literatura brasileira, O Meu Pé de Laranja Lima conta a história de um menino travesso que enfrenta dificuldades em casa, mas que vê em um pé de laranja um amigo, com quem desabafa sobre sua casa problemática, solidão e também as coisas boas que lhe acontecem. Uma história doce (e triste) que pode ser lida por todas as idades, principalmente por trazer uma reflexão sobre a condição social de famílias mais pobres e a empatia com pessoas diferentes. A leitura é recomendadíssima!

 

Séries:

Stranger Things

Se você ainda não teve a oportunidade de assistir a esse seriado ou ficou com medo do hype, as férias podem ser uma excelente oportunidade! A história envolvente de Stranger Things não é superestimada. As aventuras enfrentadas pelos cinco protagonistas da primeira temporada (que se tornam mais numerosos na segunda) envolvem explorar o misterioso mundo invertido, que guarda mistérios sobre-humanos. Amizade, persistência e amor são as características mais trabalhadas no enredo da série, que é uma das referências no gênero de aventura.

Atypical

Além de ter uma ótima trilha sonora, a série trabalha um tema importantíssimo: a inclusão do diferente. O protagonista da série, Sam, é um jovem dentro do aspecto autista que tem dificuldades na socialização com as pessoas de sua faixa etária. Apesar disso, seus amigos, família e psicóloga são determinados em ajudar o jovem a realizar uma das suas maiores vontades: arranjar uma namorada. A emocionante história também aborda dificuldades familiares e os altos e baixos dos relacionamentos dos personagens.

Comente

*Campos Obrigatórios