educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Um dom divino – Brasil perde Claudio Pastro
19/10/2016 - 04:38 |

Nesta madrugada de 19 de outubro, o país perde um dos maiores artistas sacros da atualidade, Cláudio Pastro. Considerado o ”Michelangelo brasileiro”, Pastro mantinha uma relação de muita proximidade com o Colégio Sion Curitiba e, justamente por isso, são dezenas de trabalhos expostos em vários espaços nas sedes Batel e Solitude, como a imagem de Nossa Senhora de Sion, ilustrações nas agendas dos alunos e professores, quadros, o mural na entrada do Batel e as capelas das duas sedes. Claudio Pastro esteve também inúmeras vezes no colégio para palestras e conversas com pais e com o corpo docente, era um amigo e toda a comunidade de Sion em Curitiba está muito triste com o acontecimento. “Estou sem palavras. É uma perda irreparável”, lamenta Irmã Cristina, diretora do Sion, que conta ter se impressionado com sua arte. “Quando eu vi o trabalho dele numa exposição em São Paulo, esperei para conhecer pessoalmente aquele homem capaz de irradiar tanta paz e força. Ele não produziu só arte, ele produziu vida”, finaliza a Soeur.

 

Relação com o Sion

A arte é um eixo fundamental na metodologia trabalhada no Sion e a relação com Pastro ajudou a aprimorar culturalmente a comunidade escolar, e trouxe um olhar sensível às questões religiosas. Para a professora de história da arte, Aura Valente, só uma pessoa muito especial para conseguir traduzir em desenhos o Carisma, a metodologia Montessori-Lubienska e o Ramain. “Ele trouxe o diálogo expresso em traços leves e de uma forma transcendental. Justamente por ser um profundo conhecedor da religião, ele captou nossa essência e nos emociona até hoje com traçados simples e muito fortes”, conta Aura.

Sempre muito generoso e grato, quando esteve em Curitiba para o lançamento de dois de seus livros “Aparecida” e “Imagens do Invisível” realizado pela Associação dos Ex-Alunos de Sion, enfatizou o bom relacionamento que tem com nosso estado. Anualmente Pastro visitava o colégio para celebrar, conversar, partilhar seu dia a dia, o bom humor que lhe era peculiar, as brincadeiras, as histórias de suas viagens e de sua vida. Foi um tempo de muito aprendizado. “Quanta luz ele nos trazia em cada encontro, em cada partilha, em cada traçado, em cada obra que enchia nossos olhos e corações. Tanta energia em cada cor que ele, com toda a sua personalidade colocava, em suas criações. Quanto respeito e profundidade nos desenhos e palavras, quanta saudade daquele sorriso grande e cheio de vida. Que Deus o receba de braços abertos e possa deixar o céu ainda mais lindo”, se emociona Juliana Pedroso, responsável pela comunicação do Sion Curitiba.

Mas, inegavelmente, a obra de maior destaque é o mural da fachada da sede Batel, que registra a relação da metodologia e religião aplicados no colégio. “Estamos, de certo modo, impregnados pela obra desse grande artista. Há peças do Claudio em todas as partes, ele faz parte do nosso cotidiano”, completa Aura.

Profissão sacra

Claudio expressava o dom com o qual foi presenteado por Deus, desde a mais tenra infância, pintando desde os cinco anos de idade em papéis de pão que a mãe, conhecida por todos como Luizita, guardava para ele  desenhar.

Como todo grande artista, podemos observar e admirar  suas obras em centenas de capelas, igrejas, catedrais e mosteiros espalhados pelo Brasil, entre eles a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, e no exterior, nos quais é o responsável pelos projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas. Outro ponto alto da carreira do artista foi a criação de todas as peças litúrgicas (cálices e pátenas esculpidos em metal banhado a ouro) que   o Papa Francisco utilizou na celebração das missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro.

Três dias após ter completado 68 anos, este grande artista e amigo do Sion, se despediu desse mundo. Seu corpo foi velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra, e seu sepultamento acontece às 16h, no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida e ressurreição.

Tags: , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios