educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Casa de Vida: Convento Nossa Senhora de Sion se torna sede de universidades católicas da América e da Austrália
14/10/2016 - 03:19 |

No dia 21 de setembro de 2016, a Fundação Raoul Wallenberg anunciou a “Casa de Vida”, antigo Convento de Nossa Senhora de Sion, em Roma, como sede das Universidades Católicas da América e da Austrália. David Dawson, diretor das universidades, declarou que: “a memória histórica é importante para compreender o presente e não cair nos erros do passado, especialmente para a educação dos jovens”.

 

A irmã Oonah O’Shea, superiora geral das Irmãs de Notre Dame de Sion, recordou os terríveis momentos da Segunda Guerra Mundial, quando as portas do monastério foram abertas para dar refúgio a muitos judeus perseguidos por fascistas e aliados do Terceito Reich. Ferruccio Sonnino, hoje com 90 anos, se escondeu no convento entre abril e maio de 1944. “Foi um momento muito especial, e o povo italiano respondeu a esta emergência com grande generosidade. Há de se reconhecer o papel cumprido pela igreja católica na história, isso deve ser recordado e reconhecido”, completa Ferruccio.

Uma placa com a inscrição “Casa de la Vida” foi apresentada por Silvia Constantini, vice-presidente europeia da Fundação Raoul Wallemberg, e entre os participantes da cerimônia de inauguração estavam Rafael Erdreich, da Embaixada de Israel em Roma, Claudio Procaccia, diretor do Departamento de Cultura Judia em Roma e Elena Castelli, neta do diplomata espanhol Sebastián Romero Radigales.

Tags: , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios