educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Como preparar, resfriar e armazenar refeições para a semana?
23/03/2017 - 05:14 |

Uma forma de cuidar da saúde de família é por meio da alimentação. Porém, com os afazeres diários e a rotina corrida pode ficar difícil se dedicar à preparação das refeições no dia a dia. Para não ser vencido pela falta de tempo, é preciso um pouco de planejamento e organização nas horas gastas na cozinha.

Como preparar, resfriar e armazenar refeições para a semana?

-

“O tempo para a seleção cuidadosa de cada ingrediente e a dedicação envolvida no preparo de cada refeição será, com certeza, o melhor investimento que os pais podem fazer pela saúde dos seus filhos”, afirma nutricionista funcional Elisangela Cembrani.

A seguir, você confere as dicas da profissional para preparar alimentos com antecedência e estocar as comidas prontas para a semana:

- Aumente a quantidade a ser preparada, pois assim o que não for consumido no dia poderá ser estocado e servido em outras refeições. Arroz, feijão, sopas e carnes ao molho podem ser congelados, por exemplo;

- Utilize recipientes de vidros para armazenar as porções. Mantenha no refrigerador se for consumir nos próximos três dias, ou no freezer para utilizar em até três meses;

- Deixe para temperar alimentos, como feijão e leguminosas, quando forem consumidos;

- Descongele os alimentos no refrigerador ou ao fogo. Evite o micro-ondas;

- Você pode higienizar vegetais e legumes antes de congelar. Basta usar uma solução clorada, que é feita com uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Aí, é só deixar o alimento de molho por 15 minutos, enxaguar e secar muito bem com papel toalha ou centrífuga de vegetais, especialmente as folhas. Armazene em recipientes com tampas ou sacos plásticos bem fechados na parte mais baixa do refrigerador. Consuma em, no máximo, uma semana.

- Planeje e prepare tudo com antecedência. Monte um cardápio da semana e, então, faça a lista de compras;

- Reserve um tempo na agenda para adquirir os ingredientes e outro para o pré-preparo e o preparo dos alimentos;

- Se não der para fazer a refeição em casa, escolhas locais onde são servidos pratos saudáveis e orgânicos, em casas de gastronomia funcional e restaurantes vegetarianos;

- As marmitas saudáveis são outra opção. “Diversas empresas já trabalham com esse sistema e as entregas podem ser realizadas diretamente no trabalho”, diz a nutricionista.

Tags: , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios