educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Missa celebra os 90 anos de fundação do Ramo Contemplativo de Sion
09/12/2016 - 10:42 |

No domingo de Cristo Rei, 20 de novembro, as irmãs do Ramo Contemplativo de Sion comemoraram os 90 anos de sua fundação. Com a participação de Dom Pedro Fedalto, grande amigo da congregação, e dos co-celebrantes Dom Bernardo, professor e confessor das irmãs, Dom André, Dom Matheus e Padre Estevão, membros da comunidade, amigos e irmãs de Sion do Rio de Janeiro e de São Paulo, a missa aconteceu no convento Solitude, em Curitiba. “A celebração foi muito linda, com a capela cheia de alegria. Dom Pedro transformou a missa em um momento familiar, falando de sua amizade com as irmãs e todos saíram felizes”, revelou a irmã Célia de Oliveira Couto.

Depois da missa houve uma confraternização e coquetel oferecido com a ajuda da irmã Maria Cristina, com direito a bolo de 90 anos, salgados, doces e refrigerantes. Um momento de descontração entre todos os presentes!

Como surgiu o Ramo Contemplativo de Sion

Theodoro Ratisbonne e seu irmão Afonso fundaram a Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion, em 1843. Em 1910, Madre Christine, então superiora da casa de Sion de São José, na Costa Rica, recebeu um apelo para a vida contemplativa e compreendeu que o chamado não dizia respeito só a ela, mas para realizar o pensamento do Padre Theodoro. Foi preciso esperar ainda longos anos para que esse projeto se realizasse, mas no dia 31 de outubro de 1926, na primeira festa de Cristo-Rei, as três primeiras irmãs, já reunidas em Grandbourg, separaram-se da comunidade: Madre Christine tinha então 61 anos; Ir. Désirée, 40 anos, e Ir. Marie, apenas 24 anos.

Como funciona o Ramo Contemplativo?

As irmãs contemplativas não são de estrita clausura, mas como dizia sua fundadora, são “contemplativas no mundo”, dedicando grande parte do dia e também da noite à oração e à adoração eucarística. A irmã Célia explica que a vida contemplativa é uma busca constante pelo equilíbrio e requer grande vocação. Por isso a congregação vai promover um Encontro Vocacional, no dia 10 de dezembro, com a expectativa de encontrar novas irmãs para adoração.

 

Tags: , , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios