educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Oficina aborda o tema da primeira menstruação
01/12/2016 - 11:39 |

As alunas dos sextos anos da sede Solitude participaram de um oficina com o tema: “Menarca: Bem-vinda minha lua”, que abordou a primeira menstruação. A oficina foi ministrada pela médica homeopata e terapeuta holística Gabriela Guibaudo e pela fisioterapeuta e educadora perinatal, Simone Bonadese.

menstruação

Segundo a coordenadora Marilize de Souza, o objetivo deste encontro foi oferecer informações de qualidade com respeito à fisiologia e anatomia básica do sistema reprodutor feminino. Com ferramentas simples foi mostrado como lidar melhor com as mudanças corporais da puberdade, além de entender e respeitar os ciclos da vida. “Falamos sobre as mudanças do corpo e das emoções, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as meninas e outras mulheres de seu cotidiano”, revelou Marilize.

Para Simone, a oficina foi surpreendente. “Acho importante falar e compartilhar saberes, e não somente informar. Junto da conversa de círculo trazemos também dança circular e uma atividade vivencial, o que, na minha opinião, traz o aluno para o aqui e agora, para o viver e não apenas ler ou ouvir”, esclarece a educadora.

A menarca é um assunto pouco abordado, e quando se fala dela é, normalmente, de maneira negativa. Mas existem diversos aspectos positivos neste ciclo, e por isso é tão importante a vivência dos alunos em círculos de conversa.

 

Tags: , , , , , ,

    2 comentários

  1. sergio mudrovitsch de bittencourt disse:

    parabéns! as meninas do batel também vão ser contempladas?

  2. sion disse:

    Boa tarde, Sergio. Obrigada! Com certeza as meninas do Batel serão contempladas. Estamos programando a oficina com o tema da primeira menstruação para 2017 ;)

Comente

*Campos Obrigatórios