educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Projeto Espaços de Diálogo Sion Curitiba
14/06/2017 - 02:32 |

.

Com o objetivo de refletir sobre as características pedagógicas presentes nas escolas de Sion, as sedes de Curitiba iniciaram o ano letivo com o projeto Espaços de Diálogo. Abordando os seis aspectos do carisma que orientam a missão e a atuação Sionense, a ideia possibilita a construção de conhecimento, vínculo afetivo e respeito por meio do diálogo.

Nas sedes Batel e Solitude, as turmas do 4º ano trabalharam o 6º aspecto do carisma: “diálogo com a comunidade global e com a criação”. A partir dessa temática, os professores escolheram falar sobre a valorização do conhecimento que pertence ao universo e à comunidade Sion de todo o mundo.

Maria Cristina Montingelli (Kika), coordenadora do Sion Batel, conta que na primeira fase do projeto, houve um convite entre as unidades Batel e Solitude para uma troca de ambiente e experiências por meio de atividades recreativas, produção e interpretação de texto, além da troca de correspondências com outras crianças do Sion São Paulo.

Para Lia Beatriz Munhoz da Rocha, coordenadora do Sion Solitude, foi uma imensa alegria receber as turmas do Batel. “Os alunos do Solitude receberam os amigos com um Rap que fizeram para o Sion. Depois, participaram de atividades e plantaram árvores como parte do Projeto Green Wave 2017. Para finalizar a visita, os alunos se encontraram na capela, onde fizeram uma oração, compartilharam mensagens de amizade e receberam uma semente de girassol para simbolizar o cultivo das amizades”, finaliza.

Veja mais fotos aqui.

Turismo Sustentável Unesco

A partir dos resultados positivos obtidos com a temática “diálogo com a comunidade global e com a criação”, abordada pelas turmas do 4º ano, as sedes Sion Batel e Sion Solitude decidiram dar continuidade ao projeto.

Em parceria com as escolas de Curitiba que fazem parte do PEA (Programa de Escolas Associadas da Unesco), as turmas vão pesquisar e entender melhor sobre o Turismo Sustentável. O tema foi escolhido pois a UNESCO declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Segundo Kika a ideia é que cada escola selecione um lugar que seja importante para o turismo sustentável em Curitiba. Para começar a iniciativa, o Sion escolheu o bosque do Solitude e a árvore centenária do Batel.

Comente

*Campos Obrigatórios