educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Você conhece o significado da Chanuká para os Judeus?
23/12/2016 - 04:24 |

Chegou a época de o povo judeu celebrar a Chanuká, a Festa da Dedicação do Templo e também conhecida por Festa das Luzes. Todos os anos a comemoração acontece em 25 do mês hebraico de Kislev, relativo aos meses de novembro e dezembro do calendário tradicional, e se estende por oito dias.

-

Em 2016, a festividade judaica ocorre na mesma semana das tradicionais festas de Natal e Ano Novo. A celebração de Chanuká inicia no dia 24 de dezembro e segue até o dia 1º de janeiro.

Neste período, são feitas orações, pedidos de bênçãos e a cada dia, ao anoitecer, é acesa uma das velas da Chanukiá, um candelabro de nove braços. A vela central da peça é a primeira a se acender e com a chama dela as demais também ficarão iluminadas.

O ritual é mantido até hoje porque representa o milagre do óleo, ocorrido logo após os sírios serem derrotados, em 165 a.e.c., e os judeus entrarem no Templo para tentar acender o candelabro, que representava o sinal da presença de Deus no Santuário.

Porém, havia sido deixado somente um frasco com óleo sagrado destinado às luzes do Templo, suficiente para manter as velas acesas por apenas um dia. Para fazer a preparação de um novo óleo levaria mais de uma semana.

“Mas, aconteceu um milagre. A pequena porção de oléo durou oito dias. O candelabro não se apagou e a luz divina se fez presente entre os judeus. Por este motivo Chanuká é chamada de Festa das Luzes e a culinária, nesta celebração, tem muitos alimentos frios em azeite”, explica Maurício Locatelli, coordenador da Pastoral e dos Associados de Sion no Brasil.

Os judeus normalmente posicionam a Chanukiá perto de uma porta ou janela. O objetivo é deixar o candelabro visível a todos. Com esta atitude, de acordo com a tradição, as pessoas poderão receber o brilho das luzes santas e os judeus testemunham às nações sobre Deus ser a única e verdadeira luz do mundo.

Conforme explica o coordenador, “a Chanuká é um alento a todo tipo de opressão. Quando as velas da Chanukiá brilham, elas lembram o grande milagre acontecido nos tempos dos Macabeus e também que Deus age em favor daqueles que são impedidos de manifestar sua cultura, expressar livremente sua fé e guardar suas tradições”.

A influência cristã

Durante as Festas das Luzes, as crianças são presenteadas. Para Locatelli, o costume pode ter sido influenciado pela celebração cristã do Natal, pois a Chanuká é comemorada na mesma época.

Outro rito comum nesta festividade é jogar um pião de quatro faces, chamado dreidl. “Ele tem em cada um dos lados as letras iniciais de “nes gadol haia sham”, que significa “grande milagre aconteceu lá”, completa.

Tags: , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios