Professora sionense é destaque no Prêmio Científico Mário Quartin Graça de 2019

Camila Marchioro, professora de português em nossa sede do Batel, foi uma das vencedoras do Prêmio Científico Mário Quartin Graça 2019, que este ano celebrou sua décima edição. O evento é uma parceria de duas instituições, o Banco Santander e a Casa da América Latina, que busca valorizar teses feitas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina.

A professora se destacou em meio a 90 candidatos e os prêmios incluíam um valor de 5.000 euros para cada um, que foram entregues neste mês de dezembro. Camila se destacou por sua tese de doutorado ao fazer uma comparação de dois poetas separados por um oceano e épocas diferentes, Camilo Pessanha e Cecília Meireles. “A minha tese tem por objetivo demonstrar como a história portuguesa de contacto com os povos orientais e a tradição do mito do Oriente se configuram na poesia moderna destes dois poetas específicos”, revelou.

O tema abordado pela especialista em Literatura Comparada foi recebido com muito apreço em Portugal, considerado um feito inédito, ao analisar os dois poetas. “Aqui  no Brasil encontrei alguma resistência, por serem dois poetas muito distantes no tempo e no espaço: um nascido no século XIX e morto no início do século XX; a Cecília Meireles, já do século XX, morreu em 1964. Não parecia algo muito óbvio, fazer essa relação”, finalizou.

Estamos muito orgulhosos em tê-la em nosso corpo docente!

Agende uma Visita

Informe seus dados abaixo e aguarde nosso contato!