Você sabia que o colégio Sion é uma instituição pertencente ao PEA Unesco? Mas o que isso significa? Isso quer dizer que nós fazemos parte de uma rede de escolas ao redor do mundo – em mais de 180 países – pertencentes ao projeto da Rede de Escolas Associadas da Unesco (PEA).
Mas qual a importância disso no dia a dia da educação dos nossos alunos? Ser uma escola associada à UNESCO nos permite partilhar dos objetivos apoiados pela instituição e colocá-los em prática em nossa formação. Mas como isso se aplica no dia a dia? É bem simples, por fazermos parte do PEA Unesco, estamos sempre por dentro dos projetos e temas ligados à educação e cultura que ganham destaque pela instituição, sendo assim, nós buscamos trabalhá-los também em sala de aula.
Como foi o caso do Glossário Kaingang, feito pelos alunos do 4º do Solitude com o auxílio das professoras Luciana Zatera e Rebeca Wrzesinski, uma vez que, um dos temas escolhidos em 2019 para ganhar visibilidade foi a língua indígena, intitulado como “Ano Internacional das Línguas Indígenas”.
Para conferir de perto como foi o projeto, clique aqui.
Fazer parte de uma rede pertencente a UNESCO reforça que a mudança que nós queremos ver no mundo começa pela educação, através de um ensino de qualidade, acessível e que abrace a diversidade.
Gostou de saber a importância de fazer parte de uma instituição associada à UNESCO? Então siga nossos canais oficiais @sioncuritiba e nossa página no Facebook e compartilhe conosco seus comentários a respeito!
Saiba mais…
Você realmente sabe o que é a UNESCO?
UNESCO
A Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura, é uma organização das Nações Unidas que busca promover a paz mundial por meio da educação, cultura e ciência. A sigla UNESCO ao pé da letra corresponde ao nome em inglês da organização: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.
Seus objetivos
O trabalho da UNESCO se baseia na ideia de que para que a paz ocorra é necessário que os Estados invistam em uma educação voltada para o diálogo e para a tolerância.
E para atingir este objetivo, a UNESCO busca promover o acesso igualitário à educação em seus países-membros. No âmbito cultural, a organização defende o patrimônio histórico e a memória coletiva, como forma de defesa do direito ao acesso à cultura e à informação.
O UNESCO possui programas espalhados por todo mundo, em especial na África e na América Latina. Aqui no Brasil, a instituição possui sede em Brasília desde 1972, de onde atua em parceria com o Estado brasileiro para a promoção do acesso universal à educação no país.
—
Para mais informações acesse: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia