A direção dos Colégios Sion Batel e Solitude de Curitiba esteve presente no 2º Encontro Internacional de Governança do Sion, que aconteceu em Estrasburgo, na França, em fevereiro.
Do Sion Curitiba participaram Juliana Pedroso, Luciana Suplicy Gonçalves e Magda Lopes Bacellar. “Com a presença dos diretores de todos os Colégios Sion no mundo, o tema da reunião tratou sobre a importância da história, do carisma de Sion e de seus valores na governança dos colégios”, afirma Juliana Pedroso, integrante da direção do Sion.
Imersão nas raízes da Congregação
Além disso, o próprio local onde aconteceu o encontro foi especial. Ali os irmãos Theodoro e Afonso Ratisbonne cresceram e viveram. “Em Estrasburgo estão as nossas raízes, onde tudo começou”, relembra Juliana.
Na ocasião, participaram cerca de 45 representantes de várias localidades, como França (Grenoble, Strasbourg, Evry, Marseille, Paris, St Omer), Turquia (Istambul), Inglaterra (Worthing), Estados Unidos (Kansas), Austrália (Boxhill, Warragul, Sale), Canadá (Quebec), Costa Rica (Moravia e Turrialba), Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo).
Fortalecimento do Carisma de Sion
O objetivo do encontro é que todos os Colégios Sion falem a mesma linguagem, ou seja, que o Carisma de Sion seja reforçado e preservado, independente de metodologias diferentes existentes. “As irmãs de Sion e a equipe da França, que organizaram esse evento, buscam manter a identidade do Sion no mundo todo. Quando vamos a qualquer colégio da congregação é possível perceber a mesma atmosfera. Esses encontros proporcionam essa unidade”, assinala Luciana Suplicy Gonçalves, da equipe de direção do Sion.
Durante o Encontro Internacional de Governança, os diretores participantes trouxeram
ao foco dos debates o livro Espaços de Diálogo, de autoria da Ir Patricia
Watson, referência mundial em educação e psicologia.
Troca de experiências
O diálogo, considerado um dos pilares do Carisma de Sion, está presente em diferentes espaços da escola e precisam ser valorizados. O diálogo interno, com os outros, com o diferente e com o conhecimento se faz presente no método em todas as atividades.
Além das palestras, um dos momentos mais enriquecedores do evento foi a troca de experiências entre os Colégios Sion do mundo todo, com apresentação de projetos que vêm sendo realizados nas escolas e que integram a comunidade como um todo: alunos, pais, professores e funcionários. Nessas mesas-redondas, ocorreram também oportunidades para elaboração de sugestões de avanços e melhorias.
“É uma troca que alimenta todos os presentes, além de fortalecer a missão sionense. Como resultado, todos ganham, porque levam suas vivências e trazem para seus colégios novos projetos que mantêm em comum o Carisma de Sion”, afirma Magda Lopes Bacellar, da equipe de direção do Sion.