Já é tradição no começo do ano letivo do Colégio Sion a entrega das agendas para alunos e professores. Nesse ano, não foi diferente. Porém, a receptividade da agenda 2020 foi além das expectativas. E sabe por quê? A agenda passa a ser um instrumento vivo e ativo nas mãos dos alunos.
Tudo surgiu após várias reuniões entre a equipe de Marketing do Sion, a supervisora Aura Soares Valente e a dupla de designers Marina Zaniolo Renaux e João Victor Zauith de Pauli. Aliás, Marina estudou no colégio desde criança e já traz consigo os valores sionenses. Com isso, a missão de captar os desejos da equipe do Sion tornou-se mais natural para quem viveu as experiências da metodologia.
Sustentabilidade presente na fauna e flora de Sion
Em 2020, o tema a ser trabalhado girou em torno da fauna e flora no Sion. Isso porque um dos nossos valores é a preservação do meio ambiente e a conexão do ser humano como integrante de um sistema amplo que lhe garante a vida, ou seja, a consciência planetária.
“A agenda é o nosso principal canal de comunicação entre a escola e o aluno, mas neste ano conseguimos ir além e torná-la interativa, com atividades espirituais e de reflexão que são próprias do Método Montessori”, conta a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Sion Batel, Aura Soares Valente.
Trabalho minucioso: das fotos reais às ilustrações
De acordo com os designers Marina e João Victor, o trabalho foi minucioso e envolveu fotografar todos os ambientes de fauna e flora das duas sedes e, após seleção, transformar as mais significativas em ilustrações. A ilustração principal da agenda teve como objetivo reunir vários animais, plantas e flores encontrados nas duas sedes, mas tendo a criança como foco central da filosofia montessoriana.
“Unimos a valorização da autonomia da criança e o desenvolvimento de sua consciência planetária, da noção de coletivo e de que ela faz parte de um tudo, com capacidade de transformação muito grande”, relata a designer Marina.
Diferenciais da Agenda 2020
Há três anos os dois designers desenvolvem esse trabalho e a cada edição da agenda o objetivo é superar e surpreender. Entre os diferenciais deste ano da agenda, estão diversas atividades para que ela seja mais do que um meio de transporte dos recados entre colégio e pais, mas que sirva também como um instrumento de transformação.
Para as crianças, a agenda traz em cada mês uma ilustração em preto e branco da fauna e flora de Sion para que elas possam pintar, expressando sua criatividade, também esse um dos pilares do colégio.
Agenda com mais estilo para os jovens
Para os jovens, as atividades envolvem escrita e desenho, explorando o autoconhecimento, a reflexão espiritual e convidando-os para que sejam agentes transformadores. “Os alunos do Ensino Médio receberam pela primeira vez a agenda, mas em um formato mais descolado. Eles ficaram entusiasmados e agradecidos. Temos certeza de que essa agenda será muito útil no desenvolvimento de todos”, conta a supervisora Aura.
Além disso, cada mês traz um recorte da ilustração que compõe o quadro geral da fauna e flora encontrada no Sion. Quer um exemplo? Janeiro foi o mês das “Violetas de Sion”, símbolo da educação sionense. Isso porque no início o Colégio era responsável por formar apenas moças com ênfase nas virtudes cristãs, daí a origem da representação pela flor. A violeta é também um sinal para que duas pessoas se reconheçam sabendo seu significado. Outra característica é que as “Violetas de Sion” eram alunas que estavam no último ano do Colégio, sendo identificadas com a cor violeta do uniforme.
Fevereiro é a vez do girassol, que traz como simbologia a alegria da volta às aulas, com entusiasmo e altivez. Também é uma homenagem de todos à Soeur Cristina, que aprecia essa flor, sendo ainda o nosso sol.
Março traz a clívia, cuja floração duradoura nos remete à fertilidade e à independência. Não é à toa que a atividade desse mês se refere a uma reflexão sobre o que é ser independente. Já em abril, as carpas ilustram o mês com sua capacidade de adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que vivem. Representam ainda prosperidade, longevidade, força, coragem e determinação.
Rosas: cada uma a seu tempo
Em maio, mês das mães, as rosas estampam a agenda, lembrando que essa flor tem seu tempo certo de desabrochar. Independente de serem plantadas no mesmo solo ou não, cada uma respeita seu momento. Para a atividade desse mês, a reflexão leva o aluno a reconhecer um momento difícil e a forma como agiu para superá-lo.
Vem o mês de junho e o tema é a valorização da diversidade, por meio da observação do Jardim de Sion, que cresce melhor com a convivência harmônica entre flores, plantas e árvores de todas as cores. Cada um do seu jeito, obtendo a mesma luz do sol.
Julho também remete à diversidade, mas dessa vez do Pomar Solitude. O terreno com várias árvores frutíferas é um lembrete de que a mesma fruta que alimenta um pássaro também sacia o ser humano, formando uma conexão inseparável entre todos os seres.
Agosto é o mês de homenagear a Tartaruga Tigre d´Água, que simboliza conhecimento, concentração e, principalmente, que busca sabedoria por meio da sua capacidade de se recolher em sua carapaça. Na atividade, uma experiência: fechar os olhos, captar os sons ao redor e passar um tempo conosco. Não é maravilhoso?
Setembro traz a Onda Verde da ONU
Em setembro, o compromisso Sion com a ONU está representado pelo Green Wave (Onda Verde), um movimento mundial capitaneado pela Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB), que marca o Dia Internacional da Diversidade Biológica. A campanha conclama alunos, professores e ONGs a plantarem mudas de árvores, criando uma verdadeira onda verde.
Outubro, por sua vez, convida-nos para ingressar no Bosque Convento Solitude, um lugar que transcende qualquer palavra. É um ambiente repleto de diversidade e que estimula nossos sentidos por meio de aromas, texturas, cores e sons. Tudo enriquecido com elementos da Mata Atlântica.
Novembro chega e traz com ele o som inconfundível da arara, que tem como características sua agilidade, seletividade e inteligência. E convida os alunos a se imaginar no lugar da arara em pleno voo e o que estaria vendo lá de cima. Um exercício que une criatividade, visão do todo e imaginação.
Em dezembro, nossa homenagem é para a centenária árvore Tipuana, um símbolo da preservação e do cuidado com a natureza. E, claro, para se tornar centenária, foi preciso transpor vários anos, remetendo à paciência necessária como um valor a ser adquirido por todos.
O resultado de toda a produção da agenda 2020 não poderia ser outro: professores apaixonados pela agenda, alunos entusiasmados para utilizá-la cada vez mais e o corpo docente realizado por transmitir os valores sionenses por meio da flora e fauna de Sion.