educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil

A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças: além de estimular a criatividade e a auto-expressão, é uma ótima ferramenta para enriquecer experiências.

 

O Colégio Sion oferece uma série de atividades artísticas extracurriculares adaptadas por idade, entre elas a escolinha de pintura, lecionada pela professora Maria Fernanda Calderari para alunos do ensino fundamental em diante, onde as crianças aprendem técnicas de pintura e aprofundam os conhecimentos adquiridos em sala de aula colocando em prática o que foi ensinado.

 

Muito mais do que simples rabiscos

O que para os adultos pode parecer um monte de rabiscos, para as crianГ§as Г© uma maneira de treinar habilidades motoras que futuramente serГЈo muito necessГЎrias, inclusive na escrita, afinal, o que sГЈo as letras dos alfabetos senГЈo desenhos padronizados? 😉

Na fase de alfabetização, desenhar com pincГ©is, lГЎpis de cor, giz de cera ou atГ© mesmo com os dedos auxilia na formação e no entendimento das palavras – e mesmo depois de alfabetizados os seus filhos devem continuar sendo estimulados artisticamente, sabe por quГЄ?

 

A arte como uma forma de expressГЈo

Com o passar do tempo, as crianças compreendem cada vez mais como o mundo ao seu redor funciona. Para expressar como se sentem em relação a esses novos aprendizados e descobertas, buscam por mecanismos e mais uma vez a arte é uma grande aliada! Cantar, dançar, desenhar, pintar e inventar personagens é um meio para as crianças interpretarem as suas realidades, seus universos particulares, inclusive o seu estado emocional.

“Pintar é uma atividade terapêutica e relaxante, onde a criança trabalha o belo e descobre o belo nela mesma”, revela a prof. Maria Fernanda.

 

Percepções de mundo

Além disso, a escolha das cores, formas e tamanhos podem indicar o quanto a criança está absorvendo e interpretando do mundo externo. Enquanto ela desenha, por exemplo, sua sensibilidade é aguçada, assim como a sua capacidade de observação. Com a arte a criança também realiza associações e expande seu repertório, aprendendo e memorizando novos conteúdos.

“Nas aula de história da arte as crianças aprendem sobre os estilos pictóricos e, nas escolinhas de pintura, reforçam o que aprenderam, explorando materiais e construindo o seu próprio repertório artístico”, diz Maria Fernanda.

 

Pequenos inventores

Quando perguntamos: “o que a arte estimula?”, talvez a primeira resposta que veio na sua cabeГ§a tenha sido: “a criatividade”. Sem dГєvida o desenho e a pintura desenvolvem essa habilidade, onde a crianГ§a pode representar tanto elementos reais, do seu dia a dia, como elementos fictГ­cios. Aqui a crianГ§a exerce a sua imaginação e a capacidade de enxergar o mundo alГ©m do Гіbvio, o que contribui para o seu desenvolvimento intelectual.

 

Senso crГ­tico

Por fim, a pintura oferece uma abertura ao pensamento crГ­tico. Ao escolher as cores, os pincГ©is e as formas que irГЎ desenhar, a crianГ§a assume uma postura crГ­tica em relação ao mundo, uma vez que nГЈo apenas tem uma ideia, como tambГ©m materializa esse pensamento com as suas mГЈos. Pintar favorece a reflexГЈo: “serГЎ que vale a pena desenhar essa figura?”, “e se eu usar o vermelho no lugar do amarelo?”. Mais do que simples rabiscos e desenhos, a pintura e a arte como um todo ajudam a formar adultos mais conscientes.

 

Agora que vocГЄ jГЎ entendeu qual Г© a importГўncia da arte no desenvolvimento infantil, que tal inscrever o seu filho ou a sua filha na escolinha de pintura? 😉

As aulas sГЈo no Sion Batel, nas quintas-feiras, das 17h30 Г s 18h30.В PorГ©m, dependendo do interesse dos alunos, novas turmas poderГЈo ser abertas nas segundas e quartas-feiras, no mesmo horГЎrio.

 

O que? Escolinha de pintura

Onde? Sion Batel

Para quem? Alunos F1 e F2 (mas com disponibilidade para alunos do 1Вє perГ­odo tambГ©m)

Quando? Quintas-feiras, das 17h30 Г s 18h30

Р’В 

Mais informações pelos telefones (41) 3019-6155 (Batel) ou (41) 3226-6161 (Solitude); ou pelo e-mail contato@sioncuritiba.com.br.

 

Tags: , ,