educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Cinco ideias para implementar a sustentabilidade em casa
03/09/2015 - 09:33 | Comportamento & Família

Medida pela capacidade que uma pessoa ou grupo tem em se manter em um ambiente sem causar impactos a ele, a sustentabilidade coloca em xeque a antiga noção exploratória de recursos naturais e promove reflexões sobre como melhor interagir com eles. Ela vai além do cuidar do meio ambiente para que ele perdure, e também considera pontos como economia, responsabilidade social e cultura.

No Colégio Sion, a sustentabilidade e o cultivo e aprendizado de hábitos sustentáveis são exercitados desde a Educação Infantil. A Professora de Biologia Adriana Braz conta que a noção de sustentabilidade é muito forte nas novas gerações. Ela nota que as crianças já nascem com esse compromisso: “Eu vejo que elas já vêm com essa consciência. Eles cobram isso já desde pequenos, têm uma noção boa. A formação em relação à sustentabilidade é reforçada pelo Colégio Sion.”

Procurando formas simples de praticar a sustentabilidade em casa? Confira a seguir uma lista de atitudes e hábitos, elaborada pela professora Adriana Braz, visando a um mundo melhor e mais sustentável:

  • Estimule hábitos sustentáveis desde cedo

Adriana explica que é possível trabalhar a conscientização ecológica nas crianças desde o maternal, com foco no meio ambiente, questões relacionadas ao lixo, reciclagem e a economia dos recursos.

  • Economize água e energia

Economizar energia elétrica significa não só economizar recursos naturais como também financeiros, uma vez que as taxas estão altas. A água pode ser economizada em todas as atividades onde é utilizada: no banho, para lavar louça, na limpeza de calçadas, na higienização doméstica etc. Para quem mora em casa, a captação de água da chuva é um excelente recurso porque não só economiza como também torna a residência mais sustentável.

  • Aprofunde o conhecimento sustentável

No Ensino Médio já é possível trabalhar também com questões sociais e políticas, unificando o conceito de que ser sustentável não é apenas separar o lixo, mas entender toda a cadeia ecológica e suas consequências.

  • Diferencie lixo orgânico do reciclável e também separe pilhas, baterias e remédios vencidos

“Os pequenininhos já saem daqui com essa noção e cobram dos pais e da família em casa: ‘Mãe, tem que desligar a torneira quando escova o dente!’, pedem. A separação do lixo e a consciência ecológica são coisas que eles vivenciam na escola”, explica Adriana Braz.

  • Plante a semente

No Colégio Sion, existe um projeto na Educação Infantil que ensina e estimula as crianças a produzir uma pequena horta. A ideia é que eles levem isso para casa.

Matérias relacionadas:
Novas profissões: conheça a gestão de ecorrelações
Sion Solitude realiza Mostra de Conhecimento para a comunidade
O filho, a bicicleta e a segurança
Água e o planeta são temas de palestra para professores do Sion
Preservação do planeta: garantia de um futuro melhor!

Tags: , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios