educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Culinária com os alunos: Livro de Receitas 2017
29/01/2018 - 03:45 | Acontece no Sion

.

O tempo de descanso que os alunos têm durante as férias é uma excelente oportunidade para explorar os seus talentos culinários. O Livro de Receitas oferece 39 opções de alimentos que foram trabalhados com o Ensino Integral durante o ano letivo de 2017. Entre doces e salgados, a maioria das comidas são selecionadas pela nutricionista do colégio e que, de preferência, sejam tão nutritivas quanto saborosas.

“Como os alunos passam o dia inteiro conosco, nós temos a oportunidade de trabalhar com uma variedade maior de conteúdos como, por exemplo, a alimentação. Buscamos alimentos saudáveis, preferencialmente que levem ingredientes frescos e que tenham uma preparação fácil para que os alunos possam aprender e reproduzir em casa com os pais”, conta a professora Thaisa Mileo do Ensino Integral do Batel.

Mesmo guloseimas que são tradicionalmente consideradas gordurosas podem se tornar opções mais saudáveis a partir da substituição de alguns ingredientes como, por exemplo, a farinha de trigo branca pela integral ou o açúcar refinado pelo demerara.

As aulas de culinária são oferecidas desde o Maternal, onde o Ensino Integral começa, e vão até o 8º ano. “Uma das receitas perfeitas para o verão são as vitaminas e o smoothies de frutas. Além de serem refrescantes, são fáceis de fazer” ainda recomenda a professora.

A seguir, veja três receitas práticas que estão no Livro de Receitas dos alunos do Ensino Integral. Que tal chamar seus filhos para uma aventura na cozinha?

Smoothie de Frutas

Ingredientes:

– 1 banana madura picada

– 450g de morangos picados

– ½ manga picada

– 250 ml de suco de laranja

– 2 colheres (sopa) de iogurte natural

Modo de preparo:

Bata as frutas no liquidificador, acrescente o suco e o iogurte, sirva.

Croquete de Beterraba

Ingredientes:

– 1 xícara de beterraba triturada no liquidificador ou processador

– ½ cebola pequena

– 1 xícara de aveia

– 1 ovo

– 50g de carne moída

– 1 colher (sobremesa) rasa de sal

– Cheiro verde

Modo de preparo:

Corte a cebola e o cheiro verde em pedaços pequenos. Em uma vasilha junte a aveia, o ovo, a carne moída, a cebola, o cheiro verde, o sal e a beterraba triturada. Misture até dar liga à massa. Pegue pequenas porções, modele os croquetes e coloque-os em assadeira untada. Asse em forno quente por 20 minutos. Rendimento: 25 unidades.

Bolo de Chocolate

Ingredientes:

– 3 ovos

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 xícara de farinha de trigo integral

– 1 xícara de açúcar mascavo

– ½ xícara de óleo de girassol

– 1 xícara de cacau em pó

– 1 xícara de leite quente

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e deixe apenas o fermento para ser misturado por último e bem devagar. Coloque em uma forma untada e leva ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Comente

You must be logged in to post a comment.