educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Curitiba recebe Encontro Nacional do PEA-Unesco
01/10/2015 - 11:41 | Acontece no Sion

O 21.º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA) – Unesco, que acontece anualmente, este ano será em Curitiba. O evento reúne gestores, diretores, coordenadores e educadores de todo o Brasil. O objetivo é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem semeando a cultura da paz.

Em debate, estão os quatro temas centrais definidos pela Unesco: aprendizagem intercultural (reconhecimento das diferenças culturais para construir sociedades equilibradas e com valorização às diferentes vozes), paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável, além do tema anual definido pela Organização das Nações Unidas: o Ano Internacional da Luz.

Em Curitiba, as 11 escolas associadas ao PEA Unesco participam do encontro. “Os participantes serão multiplicadores de uma educação de paz, de generosidade, auxiliando na questão da cidadania global, olhando para o mundo, para a ecologia, para as questões da convivência com diferentes e ao diálogo. Tendo em vista isso, os encontros são promovidos para que possam ser dados mais recursos aos gestores, mais hegemonia aos pensamentos. É um meio de partilhar as experiências que as escolas estão fazendo”, explica Maria Cristina Montingelli, Coordenadora do Ensino Fundamental I e representante do Sion no PEA-Unesco.

Abertura do PEA-Unesco
Sob a regência de Cristiane Alexandre, Regente do Coral do Sion, um coral formado pelas escolas associadas deu início ao encontro, em apresentação no Museu Oscar Niemayer. A série de debates terá sequência em uma das escolas associadas, a Opet, com a coordenação das 11 escolas do Paraná. O evento acontece até o dia 2 de outubro.

Lucilene Brustolin, Coordenadora Ensino Médio e também representante do Sion no PEA-Unesco há nove anos é a atual responsável por encaminhar o relatório de atividades promovidas pelo colégio para a Unesco. Ela conta o que movimenta o evento: “Mais do que ter um ano específico da Floresta ou da Água, a Unesco viu como importante trabalhar os pilares sustentabilidade, cidadania global, paz e direitos humanos ano a ano, em todas as ações que a gente faça. Algo que está superdentro da metodologia e da filosofia do colégio Sion”.

A iniciativa também chama a atenção pela união e senso de coletividade visto no Paraná. É que no estado as escolas participantes, ao invés de realizarem ações apenas internas, optaram pelo compartilhamento de estratégias. Ações conjuntas como as abaixo, acontecem desde 2010.

Alunos das escolas associadas reunidos na Universidade do Meio Ambiente, durante workshop realizado em ação conjunta do PEA Paraná.

As cores das faixas representam simbolicamente os colégios participantes.

“Além disso, no Sion especificamente esse ano temos 23 projetos que estão intimamente ligados a cada um dos quatro temas da Unesco e ao ano internacional da Luz”, revela Lucilene. São exemplos destas ações as atividades recentes da Semana da Paz e os trabalhos realizados em abril, ligados ao Yom HaShoá, ou Dia da Lembrança (data que marca a memória às vítimas do holocausto).

Outro tema trabalhado no dia a dia do Colégio é a sustentabilidade, a exemplo das ações realizadas no Dia do Meio Ambiente e no Dia da Água, com o objetivo de reforçar práticas sustentáveis. “São ações que acontecem não só em uma data específica, mas que a gente procura fazer no dia a dia”, finaliza Lucilene.

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios