educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Palestra sobre missões de paz no Sudão é realizada no Sion Batel
09/08/2018 - 04:56 | Acontece no Sion

O tenente-coronel da FAB, Ricardo Pereira, participou das missões e contou a importância dessas ações para os alunos do Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio do Sion Batel participaram, na sexta-feira, 3 de julho, de uma palestra com o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Ricardo Luis Pereira. Na ocasião, ele falou sobre sua vida como piloto de caças e sobre as missões de paz realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão e Sudão do Sul, das quais participou.

Durante a palestra, o tenente-coronel contou que começou sua carreira com um curso para ser piloto na FAB. Depois disso, falou dos lugares em que trabalhou no Brasil, como Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) e, também, de uma missão realizada nos Estados Unidos. Após seis anos, decidiu se candidatar para uma missão de paz, sendo convocado para participar da que seria realizada no Sudão.

Pereira conta que, no início da preparação, as pessoas não sabem quais são os objetivos da equipe no país. “Antes da viagem, eu comecei a me informar sobre como seria a missão e o estado atual da região. Após uma semana de treinamento na ONU, recebi o passaporte diplomático e fui designado para o Sudão, onde morei por quase um ano”, conta o tenente-coronel, sobre o tempo em que participava da missão de paz.

Fernanda Mocelin, professora responsável por organizar o evento, disse que a palestra serviu também como base para os alunos que vão participar da Mostra do Conhecimento, a ser realizada em setembro. “Como os alunos estão no período de pesquisa para o evento, a palestra serviu para contextualizar o trabalho realizado por militares brasileiros nas missões de paz realizadas no mundo. Muitas vezes, esse trabalho é pouco divulgado, mas desenvolvido com extremo profissionalismo e dedicação”, comenta.

O aluno do 1º ano do Ensino Médio, Gabriel Faleiro, disse que a palestra serviu como incentivo para o trabalho que será realizado em setembro. “Na Mostra do Conhecimento, o meu grupo irá falar sobre as missões de paz e os trabalhos voluntários na África e essas histórias que o palestrante contou, com certeza vão nos ajudar a desenvolver o projeto”, explica o aluno.

Nehme Haydar, que também estuda no 1º ano do Ensino Médio, lembrou das dificuldades relatadas pelo palestrante. “O tenente-coronel contou que morava em um contêiner e que era comum ter tempestades de areia na região. Quando isso acontecia, ele pegava uma fita crepe e fechava todos os cantos e aberturas para que não entrasse areia”, fala o estudante do Sion Batel.

O tenente-coronel abriu um espaço para perguntas no término da palestra e finalizou comentando sobre a importância dessas ações. “Hoje em dia, a missão de paz é o mais próximo de um conflito que as forças armadas têm. Por isso que é extremamente importante a preparação dos militares e a divulgação para a população em geral, demonstrando os possíveis benefícios e a importância de ações como essa realizada no Sudão e no Sudão do Sul”, finaliza o tenente-coronel Ricardo Pereira.

Tags: ,

Comentários estão fechados.