educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Aulas de artesanato auxiliam na formação dos alunos do Sion
08/12/2017 - 02:04 |

.

Trabalhos manuais são uma das ferramentas que mais colaboram com o desenvolvimento infantil.  Sabendo dessa importância, no Colégio Sion os alunos do ensino integral participam da construção de peças artesanais, o que traz um impacto positivo tanto na escola quanto na vida social das crianças. Isso porque, além de trabalhar a coordenação motora, a concentração, a disciplina e a criatividade são aprimoradas junto a essas atividades.

ARTESANATO NO SION BATEL

Anna Maria Carvalho da Silveira, professora de artesanato do Sion Batel, conta que esse é um momento especial em que os alunos podem criar, tomar decisões e se concentrar. No Batel, o trabalho é desenvolvido com os alunos do ensino integral onde o material é organizado de acordo com as séries.

Os alunos começam o trabalho com pontos simples no bordado e vão aprendendo outras possibilidades mais complexas. Os pequenos iniciam com alinhavos e bordados na talagarça, no 1º ano passam para a tecelagem, no 2º ano aprendem a manusear o tear circular, no 3º ano realizam quadros com a técnica da talagarça, no 4º ano aprendem a utilizar o tear de pregos e no 5º ano, com a ajuda dos alunos mais velhos, trabalham com o tear de mesa.

Segundo a professora, os alunos se sentem atraídos pelo trabalho artesanal: “Hoje em dia é cada vez mais difícil o contato das crianças com trabalhos artesanais. Além de se desenvolverem realizando trabalhos em grupo, os alunos se divertem e gostam de poder escolher o que vão fazer durante o ano”.

O resultado, conforme conta Anna Maria, é muito gratificante, uma vez que os alunos escolhem e realizam com carinho suas obras e aprendem a valorizar os outros e o trabalho realizado por eles.

ARTESANATO NO SION SOLITUDE

No Sion Solitude, para os alunos do 6º ao 9º ano, o artesanato está presente na grade escolar das aulas de artes, que são divididas entre história da arte e aulas de tear. Em cada ano o aluno aprende a manusear um tear diferente e sempre que iniciam os trabalhos com um novo tear, as crianças aprendem sobre eles também na teoria, conhecem a história e o que podem alcançar com eles.

Vanessa Lima, professora de artes (educação infantil e educação fundamental 2) do Sion Solitude, conta que os alunos se revezam em equipes durante todo o ano letivo na produção com tear: “Eles fazem todo o processo, desde o corte do barbante, a escolha das cores até o arremate. E no final do ano temos trabalhos lindos como almofadas, cachecóis, pulseiras, tapetes, trilhos de mesa e quadros decorativos”.

Segundo Vanessa, cada semana um grupo diferente trabalha em cima do mesmo objetivo, dando continuidade no trabalho um do outro. No total, são cerca de 20 alunos trabalhando na mesma peça. Portanto, as aulas de tear também possuem um aspecto social, pois os alunos conversam sobre o trabalho e se ajudam.

Todos os trabalhos com teares são realizados na Casa da Paz Solitude, local onde os alunos do Sion também podem encontrar outras opções de aulas de artesanato. Irmã Lívia, professora de artesanato da casa, conta que na tecelagem os alunos trabalham com vários materiais, cores e técnicas: “A atividade ajuda a despertar a criatividade e ensina a lidar com os diversos materiais no trabalho manual”.

Nas aulas da Irmã Lívia, os alunos aprendem técnicas de bordado, alinhavo, patchwork e a partir dessas técnicas criam almofadas, bolsas, mantas e pesos de porta. A Irmã também conta que os trabalhos são lindos “quem vê não acredita que foram crianças tão pequenas que realizaram”.

CASA DA PAZ SION SOLITUDE

A Casa da Paz faz parte da história do Colégio Sion. No seu começo, atendia gratuitamente alunos carentes, ensinando o ofício de artesão. Com o passar do tempo e as mudanças na região, a Casa agora recebe os alunos do Colégio Sion Solitude. Lá, eles aprendem a fazer artesanatos, inclusive a usar teares.

Leia também: Os benefícios de incentivar o artesanato entre as crianças: http://sioncuritiba.com.br/noticiassolitude/os-beneficios-de-incentivar-o-artesanato-entre-as-criancas/

Comente

You must be logged in to post a comment.