educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Estabelecendo limites
18/03/2014 - 09:47 |

Autonomia é essencial no desenvolvimento das crianças, mas isso não significa que os pais não devem impor limites aos filhos. Essa tênue linha exige muito cuidado dos pais, mas a própria escola contribui para ajudar a definir e a respeitar esses limites.

Aprender a conviver e respeitar os limites deve começar desde cedo, já que faz parte da existência humana. “Aprender a respeitar limites é algo que se ensina à criança desde o momento que nasce. Faz parte desse aprendizado aprender a esperar, conviver com as diferenças interpessoais, desenvolver a autonomia e a liberdade”, destaca a coordenadora do Ensino Integral do Sion Solitude, Juliana Boff Aramayo Cruz.

O quanto antes os pais conseguirem introduzir essas questões, melhor serão as relações interpessoais, explica Juliana. Além disso, a criança terá maior capacidade de lidar com frustrações e desenvolver resiliência, que são aspectos essenciais para viver em sociedade.

Os limites devem ser inseridos desde a infância, já que acompanharão a criança por toda a vida.

 

Método Montessori

Dentro do Colégio Sion, a metodologia contribui para a criança conviver com os limites. O método Montessori auxilia, pois trabalha com aspectos fundamentais como liberdade, responsabilidade e desenvolvimento de autonomia.

“A liberdade é o princípio da ação responsável, realizada com disciplina e limite. Agir desta forma é algo que se aprende. Ser livre é saber enfrentar a realidade com consciência e fazer as suas próprias escolhas, ciente das consequências e responsabilidades”, afirma a coordenadora.

Na metodologia montessoriana, os alunos realizam diferentes atividades simultaneamente. “Para que isso seja possível, é preciso respeitar o espaço do outro e, que cada criança, saiba o que pode e o que não pode fazer, tendo como princípio o respeito com os colegas e as demais pessoas com que convive”, destaca Juliana.

Tags: , , , , , , ,

Comente

*Campos Obrigatórios