educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil
Retrospectiva 2017 – Lembre como foi o ano do Colégio Sion!
18/12/2017 - 01:30 |

.

O 111º ano de ensino do Sion vai chegando ao final. Depois de um período de estudos, os alunos vão aproveitar um merecido descanso. Já para os formados no ensino médio, uma época de expectativas na transição para o ensino superior. Confira como foi o movimentado ano de 2017 do Sion:

– Os alunos do Sion Batel e Solitude realizaram um ato de amor ao próximo quando se mobilizaram para uma campanha de Páscoa solidária. Por parte do Solitude, o Centro de Educação Infantil Irmã Isabel foi beneficiado pela Campanha de Arrecadação de Chocolate de Páscoa. Já o Batel presenteou o Centro de Educação Infantil Anette de Macedo.

– Em maio, as duas sedes do Sion realizaram uma semana inteira dedicada à arte! Diversas atividades e exposições das obras dos nossos alunos, envolvendo vários anos diferentes. O tema da semana foi: “Os cinco sentidos e as linguagens artísticas”. Veja as fotos do Batel.

– O Dia da Lembrança do Holocausto, o Yom HaShoah, também foi lembrado pelo Sion. Ao soar da sirene, os alunos deram as mãos e fecharam os olhos para refletir sobre a importância do respeito e amor ao diferente.

– A Festa Junina foi um sucesso! O que não faltou foi animação, brincadeiras, danças e claro, muita comida típica. Tá com saudade? Veja as fotos do Batel e Solitude clicando no nome da sede!

– Teve novidade no Solitude! O Espaço Verde estreou trazendo um novo ambiente para o colégio. Dividido em duas partes, o local se preocupa com o cuidado à natureza. Por isso, conta com um pomar com certa de 40 árvores frutíferas, que foram plantadas com ajuda do ensino fundamental da sede. A outra parte é um espaço de esportes e atividades físicas. Gangorras, pneus, tocos de madeira para equilíbrio… A diversão toma conta do Solitude!

O encontro desse ano da Juventude Sionense aconteceu no estado de São Paulo, na unidade do Colégio Sion de Arujá. Os 13 alunos curitibanos que participaram tiveram um tempo de comunhão com outros colegas de todo o pais entre os dias 14 e 17 de Junho. Confira a matéria completa sobre o encontro clicando aqui.

– As Mostras de Conhecimento do Batel e Solitude foram cheias de pesquisas e ideias em torno do tema “Soluções para um mundo sustentável”. Ver que nossos alunos produziram materiais tão criativos nos faz crer que o planeta estará em boas mãos nos anos que virão.

– Não vamos nos esquecer dos tradicionais Jogos Internos do Sion! A 44ª edição do torneio trouxe as 4 equipes que dividem e colorem o colégio durante a competição. No Batel, a Père Marie se sagrou campeã. No Solitude, a campeã foi a Montessori.

– O Café com Saber traz os pais para dentro da sala de aula! Acompanhar o desenvolvimento dos filhos no ambiente de aprendizado é uma experiência única para os responsáveis que estiveram com as crianças. Como confirma Shirley Carvalho, mãe da aluna Giulia Aires: “Percebi que é importante que nós, pais, tenhamos a prática de estimular e despertar neles a curiosidade de descobrir”.

– Viva São Francisco! No dia do nosso querido santo, os alunos do Batel e Solitude receberam a visita dos freis capuchinhos, que abençoaram todos os alunos.

– Também foram realizadas as Festas de Classe! Todos os anos, no começo de novembro, os colégios Sion ao redor do mundo celebram o dia de São Teodoro, onomástico de Teodoro Ratisbonne. Nossa maneira de comemorar esse dia foi reunir toda a comunidade escolar. Veja as fotos do Batel e Solitude.

– “Montessori e a Paz: um percurso de Vida” foi o tema do encontro da Organização Montessori do Brasil (OMB). A reunião aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro e teve como objetivo gerar reflexões sobre a aplicação do método, assim como aprimorar as práticas educativas dos participantes.

– Elas não iam ficar de fora, né? As coordenadoras Lucilene Brustolin e Maria Cristina Montingelli estiveram novamente representando o Sion Curitiba no XXIII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. A troca de experiências dos profissionais de educação sobre um futuro ecologicamente responsável só traz benefícios para as escolas envolvidas.

– Quem não gosta de um dia de diversão com seus parentes? Por isso, temos o Dia da Família! O Batel e Solitude contaram com a presença dos entes queridos para um tempo de muitas brincadeiras como pintura, artesanatos, pebolim, futebol, gincanas e xadrez.

– Muito sapateado, balé e hip hop marcaram a dançante adaptação do Sion à clássica peça “O Mágico de Oz”. Os alunos do ensino Integral e das escolinhas de dança se apresentaram no Teatro Fernanda Montenegro, que ficou lotado de pais e familiares orgulhosos e emocionados.

– E claro, a despedida dos nossos formandos do ensino médio! A missa do Solitude e coquetel no Batel foram emocionantes para pais, alunos e nós, professores e funcionários. Despedidas não são fáceis, mas nos consolamos no futuro promissor que cada um dos nossos alunos têm.

Comente

You must be logged in to post a comment.