educar-para-a-autonomia-e-a-paz 02 04 sion-no-brasil

Fundados em 1904 e em 1995, os Colégios Sion Hungria e Sion Romênia também fizeram parte da Congregação.

Р’В 

VocГЄ jГЎ deve ter percebido que estamos reunindo aqui no blog uma sГ©rie de posts sobre as histГіrias de cada um dos colГ©gios de Sion espalhados pelo mundo. Atualmente, a Congregação possui 29 escolas em 10 paГ­ses diferentes. JГЎ falamos sobre o ColГ©gio Sion da Costa Rica, o ColГ©gio Sion da Turquia e, agora, iremos finalizar esta sГ©rie apresentando um pouquinho sobre os ColГ©gios Sion da Hungria e da RomГЄnia. 😉

O primeiro colégio da rede foi fundado em 1847, com aprovação eclesiástica, em Paris, na França. Com o passar do tempo, o número de membros da Congregação foi aumentando, assim como o apoio recebido pela comunidade. Isso fez com que a Congregação conseguisse expandir suas ações pelos cinco continentes.

 

Em 1904, a pedagogia sionense chegou à Hungria, sendo instaurada na cidade de Budapeste. Quase noventa anos depois, em 1995, a rede Sion chegou à Romênia, na cidade de Sãbãoani. Ou seja, não importa quanto tempo passe, os valores da Congregação continuaram (e ainda continuam) sendo transmitidos.

Além de marcar presença no Brasil, na Costa Rica, na Turquia, na Hungria, na Romênia e na França, a comunidade sionense está presente na Inglaterra, na Austrália, nos Estados Unidos e no Canadá.

A obra de Teodoro Ratisbone se desenvolveu com rapidez. Quando ainda era vivo, exclamou: “quanto mais caminho, mais estou convencido de que a obra de de Sion é uma obra da atualidade”¹. Será que ele imaginava que, quase cento e sessenta anos depois, seu legado permaneceria vivo? Que as escolas de Nossa Senhora de Sion mantenham-se ativas por muitos e muitos anos!

Р’в„– Ed. Carmelle Massin nds, BK5, op. cit. p. 208.

Tags: