A Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Inspirada pela Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e pela celebração dos 10 anos da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a campanha busca fomentar uma profunda conversão ecológica, chamando atenção para a grave crise socioambiental que afeta o planeta.
O foco da iniciativa é promover um espírito de responsabilidade socioambiental, integrando dimensões ambientais, sociais, culturais e espirituais. O conceito de ecologia integral, como destacado na encíclica, reconhece que tudo está interligado, desde os aspectos naturais até os econômicos e culturais.
Esse entendimento reforça a necessidade de mudanças nos hábitos de vida, rejeitando práticas predatórias e promovendo o bem comum, com atenção especial às gerações futuras.
Colégio Sion trabalha a ecologia integral
A professora Maria Cecília Piccoli, coordenadora da Catequese e Pastoral do Colégio Sion, explica como a proposta da campanha se alinha com as práticas educacionais da instituição.
“No Sion, trabalhamos a ecologia integral como uma vivência prática. Mostramos aos alunos que somos interdependentes e que nossas ações têm impacto em todas as dimensões da vida. Promovemos momentos de reflexão e contemplação para educar a percepção de que o cuidado com a natureza é parte do cuidado com o próximo e com Deus”.
Além disso, Maria Cecília ressalta que o Sion busca incorporar os princípios da ecologia integral em todas as suas atividades, incluindo celebrações, eventos e aulas, sempre destacando a importância do diálogo com a criação, com o outro e com a própria consciência.
Ações práticas durante a Campanha da Fraternidade
Já o professor de Ensino Religioso, 7os e 8os anos do EFAF, Maurício Locatelli, afirma que todos os anos, aqui no Sion, são desenvolvidos os temas da Campanha da Fraternidade nas primeiras aulas de Ensino Religioso/Vivência Religiosa do ano letivo. “Nosso trabalho se baseia em três momentos fundamentais: observar, compreender e agir”, ressalta.
Fraternidade, em sua essência, significa enxergar o outro como irmão. Isso implica demonstrar respeito, tolerância, paciência e, principalmente, amizade. “A preparação dos alunos é cuidadosamente planejada para que, ao final do mês, possam realizar uma ação prática para concluir a Campanha da Fraternidade. Com a proximidade da Quaresma, muitos se sentem sensibilizados a ajudar e fazer o bem aos outros”, assinala.
Assim, a Campanha da Fraternidade 2025 convida a sociedade a refletir sobre a crise climática global, denunciando práticas que promovem degradação ambiental e propondo alternativas que valorizem a sustentabilidade e a justiça socioambiental.
Eventos como a COP30, que será realizada em Belém (PA) neste ano de 2025, reforçam a urgência de ações conjuntas para evitar um colapso planetário e assegurar um futuro sustentável para todos.