Proposta
Pedagógica

O Colégio Sion adota o método Montessori-Lubienska.

Princípios essenciais: a personalização da educação, o desenvolvimento da autonomia, o professor como mediador do processo de aprendizagem, ambiente educativo preparado para as diferentes faixas etárias, diversas propostas de atividades e favorável ao trabalho tanto individual quanto cooperativo; além de valorização da liberdade de escolha com responsabilidade.

A concepção do ser humano como um ser integrado: corpo, mente e espírito formam um todo harmonioso.

Todos esses princípios buscam a formação do ser humano integral consciente de seu agir no mundo para a transformação social e para a construção da paz.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos sionenses desenvolvem a capacidade cognitiva, o exercício da reflexão e o julgamento crítico, habilidades que transbordam os limites do colégio e vão permear sua vida adulta.

Conheça os pilares da proposta pedagógica do Colégio Sion

Autoeducação

No Método Montessori, materiais específicos são feitos para serem manipulados pela criança, permitindo que ela se desenvolva de forma independente e livre, tendo o professor como um mediador e observador de seus progressos.

Educação Cósmica

A Educação Cósmica contribui para a formação de uma visão global da criança no que se refere à interdependência entre acontecimentos no passado, presente e futuro, bem como entre os elementos do cosmo.
A partir dessa visão, a criança toma consciência do todo e entende que suas ações afetam a ordem e o equilíbrio do universo; compreende o sentido de sua existência e o papel que desempenha no mundo para torná-lo um lugar melhor.

Método Ramain

A proposta pedagógica do Colégio Sion também inclui o Método Ramain, criado pela francesa Simonne Ramain no início do século XX.
Por meio de situações variadas e incomuns que questionam os automatismos, os hábitos, os estereótipos motores e de pensamento, o Ramain propõe uma educação de atitudes que leva à autonomia.

Baseado em exercícios gráficos, manuais e movimentos vividos em grupo, o Ramain integra os aspectos intelectual, afetivo e motor, visando desenvolver: a mobilidade intelectual, a disponibilidade emocional e a motora.

Irmã Maria Cristina: pioneirismo no ensino do método Montessori

A trajetória de sua vida religiosa e de dedicação ao magistério mesclam-se à própria história do Colégio Sion. Irmã Maria Cristina formou-se em magistério no Sion de Petrópolis (RJ) e optou por fazer o noviciado no Sion da França, em 1952, onde recebeu os votos.
Estando na França, conheceu o método Montessori, realizando sua formação sob a tutela de Lubienska de Lenval – discípula de Maria Montessori.

Em 1956, Soeur Cristina volta ao Brasil determinada a aplicar o método. Foram tempos desafiadores, afinal, implantar uma pedagogia que tem como ponto de partida uma visão integral do homem e defende valores diferenciados da época exigiu resiliência e firme propósito.

Sion no mundo:

© Copyright 2023 Colégio SION. Desenvolvido por Summit Criativa.

Agende uma Visita

Informe seus dados abaixo e aguarde nosso contato!